quarta-feira, 21 de julho de 2010

tipos de intemperismo

Tipos de intemperismo



tipos de intemperismo ou meteorização

As rochas da litosfera, se expostas à atmosfera, sofrem a ação direta do calor do sol, da umidade das chuvas, e do cresci­mento de organismos, dando início a processos dos quais de­correm inúmeras modificações no aspecto físico e na composição química dos minerais. A esses processos dá-se o nome de intemperismo ou meteorização, fenômeno responsável pela formação do material semi consolidado que dará início à formação do solo.
Processos envolvidos no intemperismo, agindo mais no sentido de alterar o tamanho e formato dos minerais, são deno­minados intemperismo físico ou desintegração. Outros, modificando a composição química, são referidos como intemperismo químico, ou, mais simplesmente, decomposição. A rocha, depois de alterada, recebe a nome de regolito ou manto de intemperização, porque forma uma camada que recobre as que estão em vias de decomposição. É na parte mais superficial do regolito que se dá a formação do solo.
A maior parte das rochas origina-se em grandes profundidades e sob condições de temperatura e pressão elevadas. Quando da exposição das mesmas a atmosfera, elas se tornam instá­veis, uma vez que estão sujeitas a condições de pressão, temperatura e umidade muito diferente daquelas do meio de onde se originaram. Assim, a diminuição da pressão faz com que surjam fendas e a oscilação de temperatura do dia para a noite, e do inverno para o verão provoca dilatação nas épocas de calor e contração nos períodos mais frios. Como a maior parte das rochas é constituída de mais de um mineral, que tem coeficientes de dilatação diferentes, essas variações de volume provocam a aparecimento de inúmeras rachaduras, que abrem caminho para o intemperismo químico, através da água e organismos que pe­netram por essas fendas.

Tipos de Intemperismo
O intemperismo químico é provocado principalmente pela água, com a gás carbônico nela dissolvido. Sua intensidade de ação é diretamente proporcional ao aumento de temperatura. Assim, quanta mais úmido e quente for o clima, mais intensa será a decomposição dos minerais que compõem as rochas. Em regiões onde a água é escassa, como, por exemplo, nos desertos as rochas sofrem mais intemperismo do tipo físico que químico, acontecendo o oposto nas regiões úmidas e quentes.
Nunca essa água é pura (como a água destilada). Sempre nela estão dissolvidas certas quantidades de oxigênio, gás carbônico, e algumas substâncias orgânicas provenientes tanto do ar como da respiração de organismos. Isso auxilia na decomposição dos minerais que se processa com reações químicas pro­dutoras de outros novos, denominados minerais secundários. Eles são de menor densidade que as minerais primários das rochas, destacando-se os argilominerais.
As reações químicas provocam, na maior parte dos mine­rais, transformações que desmantelam o arranjo original dos cris­tais e, em conseqüência, desprendem alguns dos elementos quí­micos que estavam retidos na sua estrutura inicial. As reações químicas mais importantes são:

a) Hidrólise - ataque, pela acidez da água, nas estruturas dos cristais.
b) Oxidação - desintegração de minerais mais comumente que possuem ferro mais solúvel (Fe2+) e móvel, trans­formando-o em óxidos pouco solúveis.
c) Redução - O oposto da oxidação: o ferro no estado menos solúvel (Fe3+), é dissolvido.
d) Solubilização - dissolução completa (como, por exem­plo, a da rocha calcária, que pode formar cavernas).

Agricultura, Intemperismo, Solo, Formação, Resumo, Estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário