sábado, 24 de julho de 2010

Carbonato de cálcio caco3

Carbonato de cálcio



É um produto químico que é formado por CaCO3, que é extraído do calcário.

Carbonato de cálcio
Fórmula: CaCO3 PM 100,09 g / mol

Abundância: o mais abundante dos sais de cálcio é encontrado no giz, calcário e mármore, e é um dos principais constituintes da armadura, como a casca de ovos, crustáceos e moluscos e corais.

Propriedades Físicas:

Carbonato de cálcio precipitado é um pó branco microcristalino e carbonato de cálcio multa é inodoro, insípido e estável no ar. É praticamente insolúvel em água 0.065gr em um litro de água a 200C

Propriedades químicas:

A propriedade química principal é neutralizar os ácidos, é uma propriedade comum de todos os carbonatos.

Um exemplo típico é a reação com HCl


H2O + CaCO3 + 2HCl CaCl2 + CO2

O precipitado CaCO3 quando seca a 2000C por 4 horas, contém cálcio equivalente a pelo menos 98% de CaCO3, esta preparação é usado como um abrasivo suave devido à sua estrutura microcristalina é usada internamente como um antiácido para a sua capacidade de neutralizar os ácidos e sua insolubilidade impede que a água é uma alcalose sistêmica, embora tenda a causar prisão de ventre.


Variedades comerciais


Terreno

É o carbonato de cálcio CaCO3 fórmula química, obtidos por moagem de calcário.


Precipitado

Carbonato de cálcio precipitado é a fórmula química CaCO 3, obtido por precipitação na forma de carbonato de cálcio. Tem menos impurezas, mais brilho e morfologia controlada, é usado como um enchimento e extensor em plástico, tinta, papel e adesivos, bem como produtos para uso em alimentos e produtos farmacêuticos. Outras aplicações onde ele pode ser usado em revestimentos e elastômeros.

O processo para obtê-lo é chamado de carbonatação.


A maneira mais comum para a obtenção de carbonato de cálcio precipitado de CO2 é mover-se como um gás a uma solução de água de cal, realizando as reações químicas que se segue:



Calcinação é CaCO3 CaO + CO2
Hidratação ou abrandamento CaO + H2O CaO + e (OH) 2
Carbonatação Ca (OH2) + CO2 CaCO3 + H2O


Carbonato de Cálcio - Química - Prepare-se para o concursos e vestibulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário