quarta-feira, 21 de julho de 2010

Células Totipotentes

Células Totipotentes Embrionárias



Células-tronco embrionárias (totipotentes) - São as que conseguem se diferenciar em todos os 216
tecidos (inclusive a placenta e anexos embrionários) que formam o corpo humano. Só são encontradas nos embriões.
Células-tronco adultas (multipotentes) - São as que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, menos placenta e anexos embrionários. São encontradas nos embriões, cordão umbilical e alguns tecidos orgânicos como a medula óssea.
Como exemplo de terapia utilizando as células tronco totipotentes para a cura do diabetes tipo 1, podemos citar o
trabalho desenvolvido no Brasil por um grupo de cientistas da Faculdade de Ribeirão Preto da USP (São Paulo). A terapia desenvolvida consiste, inicialmente, em destruir o sistema imunológico responsável pela autodestruição das células pancreáticas, através de quimioterapia. Posteriormente é realizado o transplante de células-tronco adultas. Retiradas da medula óssea do próprio paciente, as células são preparadas e novamente injetadas na veia, como uma transfusão. Como são células capazes de criar
vários tecidos do corpo, a idéia é fazer com que elas reconstituam o sistema imunológico e as células pancreáticas do paciente.
Com o avanço dessas pesquisas, é possível que nos próximos 5 a 10 anos possamos ter a cura do diabetes. O futuro está mais próximo do que imaginamos.

Sobre células tronco totipotentes, biologia celular, futuro.
onde são encontradas células totipotentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário