quarta-feira, 14 de julho de 2010

poder constituinte e reforma da Constituição no Estado democrático de direito

Questões sobre o poder constituinte e reforma da Constituição no Estado democrático de direito

(Analista Judiciário – Área Judiciária – TRE/RS – 2003) - Considerando o disposto a respeito de poder constituinte e reforma da Constituição no Estado democrático de direito, julgue os itens abaixo.
24 Enquanto o poder constituinte obriga a nação à subjetividade da soberania, perfazendo-se em poder extrajurídico e político, o poder constituído é limitado tácita e expressamente pela Constituição, tendo natureza jurídica.
25 A teoria do poder constituinte tem relação com a doutrina da soberania popular, sendo as doutrinas francesas e americanas as versões que mais influenciaram os avanços nessa área.
26 No ambiente do Estado democrático de direito, o poder constituinte pode vir a se tornar um confisco ou uma usurpação da soberania, como também um mediador de valores atento ao pluralismo ideológico.
27 Enquanto a crise constituinte afeta o regime estabelecido, o corpo institucional e o sistema de governo, a crise de uma Constituição não afeta a titularidade do poder constituinte, podendo ser resolvida mediante reforma.
28 O poder de reforma constitucional é exercido pelo poder constituinte derivado, com limites expressos e implícitos, formalmente postos na Constituição, conferindo-lhe estabilidade.
29 (ACE – TCU – 2004) - O poder constituinte derivado possui, na Constituição Federal de 1988, limites circunstanciais e materiais, todos explícitos, sendo reconhecidas pela doutrina limitações materiais implícitas.
30 (Juiz Substituto – TJMT -2004) - Segundo os preceitos do constitucionalismo, todo Estado que possuir norma regulatória do exercício do poder possui constituição.
31 (Juiz Federal –TRF 5ª Região – 2004) - A jurisprudência do STF é pacífica no sentido de que há hierarquia entre normas constitucionais originárias. Por isso, já se admitiu a declaração de inconstitucionalidade de determinadas normas em face de outras normas de maior precedência hierárquica.
32 (Juiz Federal –TRF 5ª Região – 2004) - Segundo doutrina, é conseqüência lógica da rigidez constitucional que os atos de reforma da constituição positiva sejam recebidos com desconfiança. Uma desconfiança já prevista na própria Constituição da República disciplina com rigor incomum o processo de sua própria reforma, ao menos no plano das emendas.

questões do cespe de direito, direito constitucional

Questões do Cespe - Competência ambiental 1
Jul 08, 2010
Questões do Cespe - Competência ambiental 1Quanto à competência ambiental, analise ositens a...
Questões de Direito - João, agente público, é remunerado
Jul 08, 2010
João, agente público,é remunerado por suas atividades fixadas em parcela única vedado qualquer...
Questão do CESPE - Falsificação de Selos- Direito Constitucional
Jul 08, 2010
Questões do CESPE de Direito ConstitucionalFernando falsificou, na França, selos brasileiros com...
Questões do Cespe de Direito - O Direito é uma ciência?
Jul 08, 2010
O Direito é uma ciência?O direito como ciência, valoriza, qualifica, atribui conseqüências a um...

Nenhum comentário:

Postar um comentário