Lei de Boyle - Química
Ela foi descoberto pelo especialista em Química Robert Boyle, em 1662. Edme Mariotte também chegou à mesma conclusão que Boyle, mas não publica sua obra até 1676. Esta é a razão pela qual em muitos livros você encontrará esta lei como a lei de Boyle e Mariotte.
Lei de Boyle diz que a pressão de um gás em um espaço fechado é inversamente proporcional ao volume do recipiente, quando a temperatura é constante.
Ao aumentar o volume, as partículas (átomos ou moléculas) de gás leva mais tempo para chegar nas paredes do recipiente e, portanto, colidem com menos frequência por unidade de tempo contra eles. Isto significa que a pressão será menor porque representa a freqüência de colisões de gás contra as paredes.
Quando as partículas de distância volume tem que viajar menos e, portanto, produzir mais colisões por unidade de tempo: aumento da pressão.
O que Boyle descobriu que, se a quantidade de gás ea temperatura se mantém constante, o produto da pressão e volume é sempre o mesmo valor.
Como vimos, a expressão matemática desta lei é: P V = K
Suponha que temos um certo volume de gás que V1 é a uma pressão P1 no início do experimento. Se variar o volume de gás para um novo valor V2, então a mudança de pressão para P2, e será:
P1 x V1 = P2 x V2
Que é outra maneira de expressar a lei de boyle.
Encontre mais assuntos de química para o concursos e vestibulares
Nenhum comentário:
Postar um comentário