sábado, 23 de outubro de 2010

Microfilme, Temporalidade de Documentos para o Concurso do Inss 2010

Arquivologia - Microfilme e Temporalidade de Documentos documentos para o Concurso do Inss 2010

Questões de arquivologia para a prova de técnico previdenciário do inss de 2010


1. O microfilme de documentos surgiu como resposta à necessidade de racionalizar a produção, arquivamento e conservação de documentos. No Brasil, a microfilmagem de documentos oficiais ou públicos, é regulamentada pelo Decreto nº 1.799 de 30 de janeiro de 1996. De acordo com o referido Decreto, assinale a alternativa correta.
A) Os microfilmes produzidos no exterior não possuem valor legal no Brasil.
B) Documentos, em tramitação ou em estudo não poderão ser microfilmados, pois não é permitida a sua eliminação até a definição de sua destinação final.
C) A microfilmagem abrange apenas documentos oficiais ou públicos de qualquer espécie e em qualquer suporte, produzidos e recebidos pelos órgãos dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
D) Entende-se por microfilme o resultado do processo de reprodução em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução.
E) Os documentos oficiais ou públicos, que necessitam de guarda permanente, poderão ser eliminados após a microfilmagem, pois o microfilme tem o valor legal de documento.

2. Em relação à gestão de documentos, assinale a alternativa correta.
A) Os livros, as fotos e as maquetes são considerados documentos gráficos, iconográficos e cartográficos,respectivamente.
B) A tabela de temporalidade não pode ser compreendida como instrumento para registro esquemático do ciclo de vida documental de uma organização, pois outros aspectos precisam ser levados em consideração como, por exemplo, a legislação vigente.
C) Os arquivos semiativos são os que englobam documentos cuja permanência do documento depende da legislação.
D) Segundo a Resolução Federal nº7, de 20/05/1997, definida pelo CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos, o registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio dos seguintes
instrumentos: Listagem de Eliminação de Documentos e Edital de Ciência de Eliminação de Documentos.
E) O Edital de Ciência de Eliminação de Documentos previsto na Resolução Federal nº7, de 20/05/1997, definida pelo CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos, tem por objetivo tornar público em periódicos oficiais, o ato de eliminação dos acervos arquivísticos.

Gabarito:
1. D 2.E

Palavras Chaves: temporalidade de documentos, noções de arquivamento, protocolo e procedimentos, gestão de documentos, arquivologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário