sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Exercícios para concurso de fisioterapeuta - página 3

Questões para concursos públicos de fisioterapeuta


Prepare-se com provas e questões direcionadas para a área de fisioterapia!

Página 3

1. A ATM – Articulação Temporomandibular – pode sofrer alterações que afetam a visão, a audição, o posicionamento da coluna cervical, a fala e a mastigação, dentre outras funções. A avaliação fisioterapêutica, a elaboração de condutas fisioterapêuticas e os métodos preventivos baseiam-se principalmente no conhecimento anatômico, e, sobre a anatomia da ATM é correto afirmar:
(A) o músculo temporal origina-se no arco zigomático e na inserção do ângulo e do arco da mandíbula (superficial) e no ramo e processo coronóide da mandíbula (profundo).
(B) é formada pela fossa mandibular do osso temporal e pela cabeça do côndilo da mandíbula; possui relação com os músculos masseter, temporal, pterigoideo medial e pterigoideo lateral.
(C) o músculo masseter tem sua origem na lâmina lateral do processo pterigoideo do osso esfenoide e sua inserção na face medial do ângulo e ramo da mandíbula realiza a elevação e a protrusão da mandíbula, bem como a abertura da boca.
(D) o músculo pterigóideo medial tem origem na asa do esfenóide e na face lateral do processo
pterigóideo do osso esfenóide; a inserção na face anterior do disco articular e no côndilo da
mandíbula é responsável por realizar abertura da boca.
2. As atualizações em Fisioterapia correspondem a aspectos das práticas e técnicas da profissão. A busca constante acerca dos mais diversos métodos à disposição do profissional representa uma
exigência das velozes modificações no panorama dos avanços científicos. Dentre os métodos que
podem ser usados pelo fisioterapeuta com relação aos movimentos humanos, destaca-se o de
Rolfing@, sobre o qual é correto afirmar:
(A) método terapêutico criado na França em 1970, que trata algias diversas; baseia-se no estudo da postura individual, de suas alterações e repercussões nas atividades de vida diária e de vida prática.
(B) método de mensuração computadorizada de alta resolução das pressões plantares, realizado
através de palmilhas sensorizadas sensíveis à pressão, as quais reproduzem as pressões durante a marcha, a bipedestação, a corrida e o salto.
(C) definido como um sistema em que a velocidade de movimento é controlada, a técnica de exercício
se baseia em contrações isocinéticas e pode ser determinada como um exercício de resistência
acomodativa, que adapta todos os fatores causais de variação de força por uma ADM.
(D) consiste basicamente em uma sequência de intervenções manuais, cuidadosas e sistematicamente
planejadas para liberar fixações na forma, nos movimentos e nas qualidades energéticas do
paciente, com o objetivo de integrá-lo como um todo em relação à força da gravidade.
3. Considerando a ação do fisioterapeuta nas atividades de saúde pública e a associação entre os
cuidados com a saúde da mulher e a saúde do idoso, pode-se definir o climatério como um processo fisiológico de envelhecimento da mulher, que ocorre entre os 40 e os 60 anos de idade, tendo a menopausa período estimado aos 51 anos. Ela abrange o período entre o fim da fase reprodutiva e o início da senescência. Um dos problemas que pode ocorrer no climatério é a osteoporose, que deve receber especial atenção do fisioterapeuta. Sobre essa abordagem, tem-se como verdadeira a seguinte sentença:
(A) A hidrocinesioterapia, tendo em vista a força muscular com baixa intensidade (10 a 30% da força máxima) e com muitas repetições, produz aumento maior da massa óssea que o treinamento com intensidade maior.
(B) O exercício que visa a força muscular com muita intensidade (60 a 80% da força máxima) e com poucas repetições produz aumento maior da massa óssea que o treinamento com resistência
menor.
(C) O exercício que visa a força muscular com pouca intensidade (10 a 40% da força máxima) e com muitas repetições produz aumento maior da massa óssea que o treinamento com resistência maior.
(D) O exercício que visa a endurance muscular com pouca intensidade (20 a 30% da força máxima) e com muitas repetições produz aumento maior da massa óssea que o treinamento com resistência menor.

Mais questões para concursos de fisioterapia

Voltar para a lista de questões de Fisioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário