segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Simulado de Gestão de Pessoas para Concursos

Simulado de Gestão de Pessoas

Simulado de Gestão de Pessoas para Concursos
Exercícios de Administração de Recursos Humanos

Exercício de Relações Interpessoais


1.(MP-AM, Cespe - Agente Administrativo - 2007) O processo de interação
humana é um dos aspectos mais importantes na definição de atividades
voltadas para a obtenção dos resultados de qualquer organização. Com
relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes em (C) CERTO ou (E)
ERRADO.
a) Os processos interpessoais existentes nas organizações dependem tanto da
qualificação técnica de seus membros quanto de habilidades de comunicação.
b) A sujeição a variações conjunturais caracteriza o relacionamento
interpessoal como um processo.
c) A discriminação de certos aspectos do próprio comportamento facilita a
convivência com os colegas no trabalho e contribui para evitar influências
recíprocas, que prejudicam a autonomia de cada um.
d) O desempenho esperado, tanto individual quanto coletivo, pode ser alterado
pela interação entre os membros da organização, que pode também gerar
comportamentos insólitos.

A ) C, E, E, C
B ) E, C, E, C
C ) E, E, C, C
D ) E, E, E, C
E ) E, E, E, E

Relações Humanas


2 . (TRE, Cespe - Técnico Judiciário) A maneira como as relações humanas são
conduzidas em uma organização tem forte impacto na produtividade e na
qualidade do trabalho. Com referência a esse tema, julgue os itens que se
seguem em (C) CERTO ou (E) ERRADO.
a) A diminuição da qualidade das relações interpessoais entre os empregados
de uma empresa está diretamente relacionada ao aumento de produtividade.
b) A valorização do ser humano no ambiente profissional é fato gerador de
produtos e serviços de melhor qualidade.
c) Relações humanas infortunadas entre empregados que desempenham a
mesma função normalmente são benéficas, uma vez que estimulam o espírito
competitivo dos empregados, o que gera resultados mais positivos.
d) O relaxamento da cobrança de disciplina produz incremento nos graus de
satisfação dos empregados, o que contribui para maior eficiência no trabalho.
A ) C, C, C, C
B ) E, C, E, E
C ) C, E, C, E
D ) C, C, C, E
E ) E, E, E, E

3 . (Terracap-DF, Cespe - Assistente Administrativo - 2004) Manter boas relações
humanas no trabalho é uma habilidade que compõe importante diferencial nas
organizações.
Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem em (C) CERTO ou (E)
ERRADO:
a) Coletar informações, junto à chefia imediata, acerca do contexto no qual
ocorreu determinado problema de relacionamento interpessoal é suficiente
para a solução desse problema.
b) O gerente que tem opinião própria e que decide sozinho o que é importante
para a sua equipe favorece o bom clima de trabalho.
A ) E, C
B ) E, E
C ) C, E
D ) C, C
E ) N. R. A.

4 . (MEC, Cespe - Agente Administrativo - 2005) Em cada um dos itens a seguir, é
apresentada uma situação hipotética acerca das relações humanas no trabalho,
seguida de uma assertiva a ser julgada em (C) CERTO ou (E) ERRADO.
a) Maria é gerente e tem, sob sua coordenação, dez colaboradores, com os
quais mantém um relaciona-mento muito bom. Nessa situação, Maria
demonstra ter competência técnica e interpessoal.
b) José é Líder de um grupo. Ele é capaz de se relacionar com seus
colaboradores de modo equilibrado e sabe como compreender as pessoas.
Nessa situação, José demonstra ter empatia com sua equipe.
A ) C, E
B ) C, C
C ) E, E
D ) E, C
E ) N. R. A.

Competência Interpessoal


5 . (MEC, Cespe - Agente Administrativo - 2005) A competência interpessoal é
um requisito imprescindível em todos os níveis ocupacionais de uma
organização, desde o atendimento à comunidade externa até o convívio diário
com o público interno, no mesmo setor (os colegas e a chefia imediata) e
intersetores. Acerca de relações humanas, julgue os itens subsequentes em (C)
CERTO ou (E) ERRADO.
a) A competência interpessoal é a habilidade de ser eficaz nas relações
interpessoais, de lidar com outras pessoas de maneira diferenciada, adequada
ás necessidades de cada uma.
b) Perceber de forma acurada uma situação e suas variáveis permite que o
indivíduo seja capaz de se posicionar de forma habilidosa na rede de relações
interpessoais interna e externa no local de trabalho.
c) Espaços internos de exposição de conflitos, no trabalho, podem aumentar as
divergências e dificultar a elaboração das relações de confiança entre os
trabalhadores.
A ) C, E, C
B ) C, C, E
C ) E, E, E
D ) C, C, C
E ) E, C, E

Gestão de Competências


6 . (MEC, Cespe - Agente Administrativo - 2005) Considere a seguinte situação
hipotética:
a) Carlos, funcionário público, integra uma equipe de agentes administrativos
do setor de recursos humanos do MEC. Carlos está sempre reforçando para
seus pares a ideia de que toda a equipe precisa trabalhar suas competências de
integração por meio de atitudes de respeito às diferenças individuais, busca de
qualidade do trabalho, busca de alcance das metas, ausência de imposição de
limites nas relações interpessoais e estabelecimento de relações de poder
sadias. Nessa situação, todos os aspectos reforçados por Carlos conduzem a
equipe a um estágio de boas relações humanas no trabalho.
b) Bruno, administrador público, interage com os demais colaboradores de seu
setor basicamente para compartilhar informações e tomar decisões que
ajudem cada pessoa no seu desempenho funcional, no campo definido como de
responsabilidade individual. Nessa situação, essa coletividade funcional com a
qual Bruno interage é denominada equipe de trabalho.
A ) C, C
B ) E, E
C ) E, C
D ) C, E
E ) N. R. A


GABARITO DO SIMULADO
1. D
2. B
3. B
4. B
5. D
6. B



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